A Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR deflagrou, na manhã desta terça-feira (09), a Operação Revanche, com apoio da Polícia Militar do Paraná, para desarticular organização criminosa que utilizava redes sociais como meio de prática e difusão de crimes, entre eles tráfico de drogas, contrabando e descaminho.
A organização criminosa atuava principalmente na Região Oeste do Paraná, com forte presença na fronteira entre Brasil e Paraguai.
O grupo se valia de um perfil em uma rede social para publicar vídeos e imagens que, inicialmente, aparentavam se restringir à apologia e incentivo à criminalidade. No entanto, conforme a PF, as investigações revelaram indícios contundentes de que o administrador da página também estaria envolvido em atividades ilícitas, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, estelionato, além da divulgação de jogos de azar.
O modus operandi incluía ainda a ostentação da ligação com o crime organizado, por meio da comercialização e uso de bonés e camisetas personalizados, símbolos que eram empregados durante ações criminosas e serviam para reforçar a identidade do grupo.
As investigações apontaram que o responsável pelo perfil buscava cooptar seguidores, difundindo uma suposta “causa econômico-social” para legitimar os ilícitos, em discursos que associavam a prática de crimes a relações de amizade, parentesco e vínculos comunitários, como se fossem parte de um processo de socialização do indivíduo.
Foram cumpridas 05 ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal da 1ª Vara Criminal de Guaíra/PR, em ações de busca e apreensão realizadas nas cidades de Umuarama, Santa Tereza do Oeste e Castro (PR), além de Itapema (SC).
A conta na rede social, administrada pelo principal investigado, contava com mais de 300 mil seguidores. Sendo reiteradamente divulgadas postagens voltadas às práticas ilegais. Constou da decisão judicial determinação de bloqueio de tal conta, visando interromper as práticas.
A Operação Revanche contou com a atuação integrada da Polícia Federal, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE/PMPR) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron/PMPR), reforçando o esforço conjunto no enfrentamento ao crime organizado na região de fronteira.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, o principal líder do grupo criminoso, em Umuarama/PR, foi preso em flagrante pelos crimes de desobediência, obstrução da justiça e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR para as providências cabíveis.
A Polícia Federal segue atuando na repressão a tal tipo de conduta e pode receber denúncias, pelos canais disponibilizados, inclusive de forma anônima, que possam levar à identificação de grupos criminosos.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.