Dos 4.082 estudantes classificados para a 3ª fase Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT), 1.035 são do Paraná, representando 25% dos aprovados entre alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes pública e privada de ensino.
Ao todo, 13.298 alunos de todo o Brasil fizeram a prova que definiu os aprovados para a 3ª fase da competição educacional. O Paraná aparece como estado líder na lista de classificados, estando a frente de São Paulo, com 849 aprovados, Rio Grande do Sul, com 360, e Ceará, com 331.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Marcos Stamm destacou que o desempenho dos estudantes paranaenses reforça a importância do Governo do Estado continuar a incentivar o interesse dos jovens pela área.
“Ver o Paraná liderando o número de classificados para mais uma etapa da OBICT é motivo de grande orgulho. Esse resultado demonstra o talento dos nossos estudantes e o compromisso do Estado em criar oportunidades para que cada vez mais jovens tenham contato com áreas estratégicas para o futuro, como ciência, tecnologia, inovação e inteligência artificial”, disse ele.
A OBICT visa despertar o interesse de alunos por temas como inovação, tecnologia e ciência, utilizando atividades e desafios interdisciplinares e estimulando o pensamento criativo e a capacidade de solucionar problemas complexos com base no espírito inovador.
“O Governo do Paraná trabalha diariamente, junto aos nossos diretores, professores e funcionários das escolas, para que os estudantes da rede estadual tenham acesso ao que há de mais atual em termos de ciência, tecnologia e inovação em sala de aula. Mais uma vez, os resultados da OBICT mostram que esses investimentos dão resultado e transformam a vida dos jovens paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Nesta edição, a olimpíada do conhecimento contou com mais de 1 milhão de inscritos em todo o País. A próxima etapa acontece em 13 de agosto, de forma presencial, em diversos polos espalhados pelo Brasil.
Protagonismo
Ao todo, 13.298 alunos de todo o Brasil fizeram a prova que definiu os aprovados para a 3ª fase da competição educacional. O Paraná aparece como estado líder na lista de classificados, estando a frente de São Paulo, com 849 aprovados, Rio Grande do Sul, com 360, e Ceará, com 331.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Marcos Stamm destacou que o desempenho dos estudantes paranaenses reforça a importância do Governo do Estado continuar a incentivar o interesse dos jovens pela área.
“Ver o Paraná liderando o número de classificados para mais uma etapa da OBICT é motivo de grande orgulho. Esse resultado demonstra o talento dos nossos estudantes e o compromisso do Estado em criar oportunidades para que cada vez mais jovens tenham contato com áreas estratégicas para o futuro, como ciência, tecnologia, inovação e inteligência artificial”, disse ele.
A OBICT visa despertar o interesse de alunos por temas como inovação, tecnologia e ciência, utilizando atividades e desafios interdisciplinares e estimulando o pensamento criativo e a capacidade de solucionar problemas complexos com base no espírito inovador.
“O Governo do Paraná trabalha diariamente, junto aos nossos diretores, professores e funcionários das escolas, para que os estudantes da rede estadual tenham acesso ao que há de mais atual em termos de ciência, tecnologia e inovação em sala de aula. Mais uma vez, os resultados da OBICT mostram que esses investimentos dão resultado e transformam a vida dos jovens paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Nesta edição, a olimpíada do conhecimento contou com mais de 1 milhão de inscritos em todo o País. A próxima etapa acontece em 13 de agosto, de forma presencial, em diversos polos espalhados pelo Brasil.
Protagonismo
Desde 2024, o Paraná tem demonstrado ser uma potência nas olimpíadas do conhecimento, principalmente na Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia. Ainda na primeira edição da competição, o Estado registrou o maior número de inscritos do País, tendo 3.118 estudantes entre os 36,5 mil participantes. Na ocasião, 10 alunos paranaenses conquistaram medalhas – três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
Em 2025, na segunda edição da OBICT, os paranaenses continuaram protagonistas. Foram 36.321 alunos do Paraná classificados da primeira para a segunda fase da competição, sendo o estado com maior número de aprovados do Brasil, ficando a frente do Piauí, com 6.652, Minas Gerais com 2.588, e São Paulo com 1.140
Ao final da competição, o Paraná conquistou 19 medalhas, incluindo quatro de ouro, além de 18 menções honrosas. O Estado terminou a competição na liderança nacional, à frente de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em comparação à edição anterior, o número de medalhistas quase dobrou, passando de 10 para 19 estudantes premiados.
Em 2025, na segunda edição da OBICT, os paranaenses continuaram protagonistas. Foram 36.321 alunos do Paraná classificados da primeira para a segunda fase da competição, sendo o estado com maior número de aprovados do Brasil, ficando a frente do Piauí, com 6.652, Minas Gerais com 2.588, e São Paulo com 1.140
Ao final da competição, o Paraná conquistou 19 medalhas, incluindo quatro de ouro, além de 18 menções honrosas. O Estado terminou a competição na liderança nacional, à frente de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em comparação à edição anterior, o número de medalhistas quase dobrou, passando de 10 para 19 estudantes premiados.













