A Polícia Federal de Cascavel deflagrou, nesta quarta-feira (24), a Operação Blindagem de Papel, com o objetivo de desarticular organização criminosa atuante na região de Toledo.
Segundo a PF, o grupo criminoso é investigado por contrabando de cigarros, descaminho de vinhos, estelionatos contra seguradoras e lavagem de capitais.
As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos investigados, em valores extremamente altos e incompatíveis com o patrimônio conhecido.
Também foi identificado o uso de terceiros ("laranjas") para ocultação de bens, como imóveis e veículos, em tentativa de blindagem patrimonial.
Nesta fase, a Justiça Federal determinou o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares de bloqueio de valores, sequestro de imóveis e indisponibilidade de veículos.
O nome da operação faz referência à tentativa frustrada de mascarar patrimônio ilícito por meio de registros em nome de terceiros, prática que, além de ineficaz, leva os envolvidos a uma responsabilização criminal bem mais gravosa.