Nesta segunda-feira (12), mais uma importante captação de órgãos foi realizada na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, em Toledo. A equipe médica acompanhou de perto a captação de dois rins, que serão destinados a pacientes que aguardam na fila por um transplante. Essa ação solidária foi possível graças ao consentimento da família de uma paciente de 75 anos, que era moradora de Mercedes, a qual teve a confirmação da morte encefálica.
O gesto de generosidade da família mercedense em meio ao momento de dor possibilitou a realização do transplante, trazendo esperança e uma nova chance de vida para aqueles que esperam por um órgão. O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Hoesp, Itamar Weikanko, enfatizou a importância desse tipo de atitude. "É através desse aceite que podemos oportunizar a alegria de muitos que estão na fila aguardando por um órgão".
Os rins captados foram encaminhados para Curitiba através da Central de Transplantes, onde serão transplantados em pacientes que necessitam desse procedimento para sobreviver. A iniciativa contou com o acompanhamento da equipe médica e da CIHDOTT, garantindo que todo o processo fosse realizado de forma segura e dentro dos protocolos estabelecidos.
"Doar órgãos é um gesto de amor, salva vidas. E isso só é possível através do 'sim' da família e do trabalho dedicado de toda equipe do hospital", ressalta Itamar Weikanko.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.