Uma operação conjunta entre diversas forças de segurança resultou na apreensão de duas embarcações clandestinas carregadas com cerca de 600 quilos de maconha no rio Paraná, no Parque Nacional de Ilha Grande, região de Guaíra, na manhã de terça-feira (16).
A ação faz parte do Programa Guardiões da Fronteira, que visa combater o tráfico de drogas e armas na divisa entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo a Polícia Federal, a operação contou com a participação de agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) e do Comando de Operações Aéreas (CAOP) da PF, do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da Polícia Civil do Paraná, e da Força Tática do 12° Batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, com o apoio do Exército Brasileiro e da Coordenação-Geral de Fronteiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante o patrulhamento fluvial, os policiais localizaram as duas embarcações às margens da ilha, com vários fardos de maconha. Nenhum suspeito foi encontrado no local. A droga e as embarcações foram encaminhadas à base do NEPOM em Guaíra, no Paraná, para os procedimentos legais.
De acordo com a PF, a apreensão representa um grande prejuízo ao crime organizado da região, que utiliza o rio Paraná como rota para o transporte de drogas e armas entre o Brasil e o Paraguai. A operação Hórus, que integra o Programa Guardiões da Fronteira, tem como objetivo intensificar a presença e a integração das forças de segurança nas regiões de fronteira, para coibir esses crimes e fortalecer a segurança nacional.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.