Na segunda-feira (14), o Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Cultura, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, reforça aos cidadãos guairenses a necessidade de preservação do patrimônio público.
Aproveitando a realização do tradicional evento da Feira do Artesão na Praça Eurico Gaspar Dutra, a Diretoria de Cultura lamentou os atos de vandalismo observados na Locomotiva Koppel n.º 04.
Conforme o diretor de Cultura, Lucas Rafacho, a equipe realiza limpezas semanais no local, que corriqueiramente, aparece repleto de fezes humanas e outros dejetos em sua estrutura. Agora, recursos serão aplicados para reparar os rabiscos na lataria e pichações realizadas no trenzinho, nome popular carinhoso denominado à Locomotiva.
No ano passado (2021), a Diretoria de Cultura realizou a entrega oficial da reforma realizada no trenzinho. Os investimentos foram de R$ 90.800,00, via recursos destinados pelo Ministério do Turismo.
A reforma foi realizada conforme um levantamento e estudo histórico realizado na Locomotiva, com a restauração da cor original usada no trem e demais reparos necessários.
"Apesar de todo o investimento realizado no trenzinho, o que vemos é a população depredando aquele importante ponto histórico e turístico da nossa cidade. Pichações, riscos e desenhos obscenos estão, infelizmente, estampados na Locomotiva. Agora, teremos que aplicar mais dinheiro na reparação desses atos", destaca Lucas.
O secretário da pasta, Marcelo Ronnie, lamenta que as pessoas não tenham a consciência da necessidade de preservação da Locomotiva: "A população precisa entender que o bem é de todos, e assim TODOS devemos cuidá-lo. Urina, fezes e rabiscos não danificam somente a pintura do trenzinho, elas mancham a história e a cultura da nossa cidade. É realmente lamentável!", finaliza Ronnie.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.