A equipe de Operações com Cães da Rotam do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo realizou uma grande apreensão de mercadorias contrabandeadas do Paraguai na noite de quinta-feira (16).
Durante patrulhamento na Avenida Cirne Lima, próximo à Faculdade Assis Gurgacz (FAG), os policiais avistaram um veículo GM/Corsa, de cor prata, com dois ocupantes, que aparentava estar carregado com alguma mercadoria sob uma manta preta.
Os policiais deram voz de abordagem ao condutor, de 29 anos, e ao passageiro, de 21 anos, e após revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com eles. No entanto, ao serem questionados sobre o que estavam transportando, o passageiro confessou que se tratava de produtos oriundos do Paraguai, que eles teriam buscado na cidade de São Pedro do Iguaçu e que teriam como destino a cidade de Toledo. Ele disse ainda que eles apenas estavam fazendo o serviço de transporte da mercadoria e que o condutor era apenas o motorista.
Ao verificar o interior do veículo, os policiais encontraram cerca de 16 aparelhos celulares smartphones de marcas diversas e alguns eletrônicos como ferros elétricos de passar, secadores de cabelo, caixa de som amplificada, alguns cigarros eletrônicos e três caixas de whisky. Porém, ao abrir as caixas de bebidas, os policiais constataram que elas estavam repletas de aparelhos smartphones. Ao todo, foram apreendidos 131 smartphones das marcas Xiaomi e Poco, além dos demais eletrônicos.
Os abordados foram encaminhados à sede do 19º BPM para confecção do boletim de ocorrência e revista minuciosa no veículo. Em seguida, com a orientação do delegado da Polícia Federal, a mercadoria e o veículo foram encaminhados à Receita Federal de Cascavel, enquanto que os abordados foram identificados, orientados e liberados no local, para que posteriormente sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis.
A estimativa é que a mercadoria apreendida tenha um valor aproximado de R$ 170 mil reais, causando um grande prejuízo ao crime organizado. A ação faz parte da Operação Hórus, que visa combater o contrabando e o tráfico na região de fronteira.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.