Uma operação conjunta das forças de segurança pública resultou na apreensão de 400kg de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai na cidade de Guaíra, na tarde desta quinta-feira (23). A ação envolveu equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM/PF), do Comando de Operações Aéreas da Polícia Federal (CAOP/PF) e do Grupo de Operações Aéreas da Polícia Civil (GOA/PC).
Segundo as autoridades, as equipes realizavam o monitoramento de portos clandestinos e estradas rurais na região, quando localizaram em uma área de mata, um veículo GM/Montana carregado com os agrotóxicos ilegais, e ainda uma embarcação de alumínio de 6 metros equipada com motor Mercury 25HP. Nenhum suspeito foi encontrado no local.
Os agrotóxicos contrabandeados representam um grave risco à saúde humana e ao meio ambiente, além de causarem prejuízos à economia nacional. A importação, a fabricação, a comercialização, o transporte e a aplicação desses produtos são crimes previstos na legislação brasileira, e podem acarretar em penas de até 15 anos de prisão, além de multas.
O veículo, os agrotóxicos e a embarcação foram apreendidos e encaminhados ao NEPOM/PF para os procedimentos legais subsequentes. A operação conjunta demonstra o compromisso das forças de segurança pública em combater o contrabando e o tráfico de produtos ilícitos na fronteira.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.