Na manhã de hoje, terça-feira (15), policiais e militares realizavam ação integrada de patrulhamento ostensivo no contexto da Operação Ágata/Hórus, quando na zona rural de Guaíra avistaram caminhão suspeito saindo de região de portos clandestinos com as luzes apagadas.
Diante dos fatos, foram iniciados procedimentos de aproximação e abordagem quando o caminhão iniciou deslocamento de fuga sobre a lavoura de milho até abandoná-lo próximo a mata fechada da região, não sendo localizados.
O veículo SCANIA 93C estava carregado com aproximadamente 600 caixas de cigarros paraguaios, acarretando num prejuízo estimado de R$ 1.750.000,00 (um milhão setecentos e cinquenta mil reais) ao crime organizado da região.
O material ilícito foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra para os procedimentos legais cabíveis.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. nessa operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, BPFRON e demais Unidades da PMPR, TIGRE e GOA da PCPR, RECEITA FEDERAL e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais também fazem parte do PPIF - Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI - PR que busca integrar e articular ações de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.