Pela primeira vez, o Governo do Paraná vai distribuir material escolar para todos os estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa teve um investimento superior a R$ 43 milhões e deve beneficiar mais de 910 mil estudantes.
A distribuição abrange alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I, que são de responsabilidade do governo estadual.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), os kits serão enviados diretamente às escolas e serão entregues aos alunos a partir do início das aulas, em 5 de fevereiro.
Os kits foram pensados, conforme a Seed, para atender às necessidades pedagógicas específicas de cada etapa escolar, e variam de acordo com a série de cada aluno.
Confira o que vem em cada kit e como eles serão distribuídos:
- Ensino Fundamental I (apenas para escolas indígenas): 7.773 kits contendo itens como cadernos, lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta e canetinhas hidrográficas.
- Ensino Fundamental II: 550.000 kits equipados com materiais como cadernos universitários, régua, transferidor, esquadros e lápis de cor.
- Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA): 352.206 kits com cadernos universitários, canetas esferográficas, réguas e lápis grafite.
A Seed reforça que as escolas do Ensino Fundamental I que receberão os kits são as escolas indígenas. Os kits não serão destinados às escolas municipais, uma vez que elas não são geridas pelo Governo do Paraná.
'Equidade no acesso à educação', diz secretário
Roni Miranda, secretário de Estado da Educação, destaca que a iniciativa é uma forma de valorizar os estudantes e nivelar as condições de aprendizado entre estudantes das redes urbanas e rurais desde o primeiro dia letivo.
"Nosso objetivo é garantir que todos os alunos tenham acesso ao que precisam para aprender, independentemente de onde estejam. Essa medida não apenas alivia os pais de um custo significativo, mas também promove equidade no acesso à educação", reforça;
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.