Em portaria publicada nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial da União, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência do Município de Mercedes.
Na portaria Nº 109, de 12 de janeiro, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil levou em base o decreto Decreto nº 10002, de 30 de dezembro de 2021, do Governo do Estado do Paraná, e reconheceu situação de emergência em Mercedes e outros 68 municípios do Paraná, incluindo Marechal Rondon, Nova Santa Rosa, Toledo, Assis Chateaubriand, Santa Helena e outras cidades da região.
Além do decreto, os municípios tiveram de comprar junto a Defesa Civil o impacto da seca, através da laudos, para terem o reconhecimento junto ao Governo Federal da situação de emergência enfrentada.
A situação de emergência se deu devido à forte estiagem que atingiu o Paraná no últimos dois anos. Com a intensa seca, as perdas da produção agrícola de Mercedes podem chegar até 80% na atual safra, a qual se iniciou a colheita nos últimos dias.
Com o reconhecimento de situação de emergência hídrica, os agricultores podem solicitar a prorrogação de parcelas de investimento e renegociar dívidas relacionadas a safra.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.