O município de Mercedes iniciou nesta quarta-feira (29), a aplicar a 3ª dose contra covid-19 em pessoas com 90 anos ou mais. Mercedenses com alto grau de imunossupressão, receberão a 3ª dose no dia 06 de outubro.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Alex Graunke, destaca que a pasta está realizando a aplicação dos imunizantes nos domicílios. “Assim como desde o início da campanha de vacinação, estamos entrando em contato com cada munícipe que está na vez de ser imunizado e estamos indo vacinar as pessoas nas casas. Ou seja, reforçamos o pedido para que as pessoas aguardem o contato das nossas agentes de aaúde”, pontua.
O secretário destaca ainda, que o cronograma de aplicação da 3ª dose é seguido conforme recomendação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). “Conforme orientação da Sesa, a aplicação ocorre por ordem decrescente, começando pelos mercedenses mais idosos e, conforme a disponibilidade de doses, reduzindo a faixa etária. Assim como na 1ª e 2ª dose, grupos de riscos também terão prioridade”, finaliza Alex.
São considerados pessoas imunossuprimidas aquelas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia, transplantados de órgão sólido ou células-tronco, pessoas com HIV/Aids, corticoide em dose maior ou igual a 20mg/dia por mais de 14 dias, drogas modificadoras da resposta imune, doenças intestinais inflamatórias, hemodiálise e doenças imunomediadas inflamatórias crônicas). Este público deve apresentar comprovações como declaração médica, receita, exames ou encaminhamento.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.