A Operação Verão é uma campanha promovida pela Marinha do Brasil que, nesta edição, se iniciou em 14 de dezembro e prossegue até 15 de março, período de maior concentração de embarcações, principalmente as utilizadas para as atividades de esporte e recreio, e que visa promover a conscientização de condutores e passageiros quanto aos cuidados necessários para se evitar acidentes e empreender uma navegação mais segura.
As ações de fiscalização do tráfego aquaviário, além de contribuir para mitigar infrações à legislação vigente, também são voltadas para a orientação e divulgação de boas práticas sempre voltadas para a segurança dos navegantes e banhistas.
Durante as abordagens, a Marinha do Brasil verifica os cumprimentos das regras de segurança da navegação, a habilitação dos condutores, a documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado de conservação da embarcação.
A Delegacia Fluvial de Guaíra tem atuado principalmente nos principais balneários e municípios com maior concentração de embarcações como Londrina, Primeiro de Maio, Porto Rico e Icaraíma, além do próprio município de Guaíra onde fica sua sede.
Até o momento, conforme balanço divulgado pela Marinha na segunda-feira (30), 999 embarcações foram abordadas e emitidas 119 notificações por descumprimento das normas preconizadas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei nº 9.537/1997).
Este ano, as Entidades Náuticas foram convidadas a reforçarem a corrente de Segurança da Navegação, passando também a orientar os condutores que partem de suas bases, antes do início das viagens.
A Delegacia Fluvial de Guaíra incentiva que as pessoas apoiem as ações da “Operação Verão 2022/2023” como ato de cidadania.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.