O incêndio que atinge a região da Gruta e Beira Rio, no interior de Mercedes, é um dos maiores registrados nos últimos anos na região de atuação do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon, conforme o Comandante da corporação, Capitão BM Tiago Zajac.
Em entrevista ao Ponto da Notícia durante os trabalhos de combate, Zajac destacou o trabalho que agricultores, servidores municipais e brigadistas da Itaipu realizam no combate ao fogo, em apoio aos bombeiros.
O incêndio iniciou pouco antes do meio-dia do sábado (21), em uma área de mata na Gruta e avançou para o Beira Rio, atingindo também lavouras. Os fortes ventos, a mata densa, aclive e a grande área são os principais desafios do combate ao fogo, segundo o comandante.
Na tarde deste domingo, o fogo ganhou proporções ainda maiores, com chamas que alcançaram vários metros de altura, se espalhando rapidamente. Pelo menos cinco caminhões (Bombeiros, pipa e tanques) e vários tratores, além de dezenas de populares trabalharam na contenção do fogo e combate dos maiores focos (veja fotos e vídeo abaixo).
Drones também estão sendo utilizados para mapeamento da área e local dos focos em meio a mata.
Ainda conforme Zajac, o trabalho deve prosseguir nesta segunda-feira, quando as equipes devem agir também com o combate fogo contra fogo. A técnica consiste em realizar um incêndio controlado para evitar o avanço dos focos maiores.
A expectativa é que o incêndio seja controlado e totalmente extinto nesta segunda-feira.
Veja a entrevista com o Comandante Zajac:
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.