Policiais do 19º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) atenderam uma ocorrência de cárcere privado no centro de Toledo, nesta quarta-feira (24).
Um homem de 49 anos manteve sua mãe, de 70 anos, e uma vizinha, de 63 anos, como reféns por cerca de seis horas. O caso se iniciou as 16h00 e terminou próximo às 22h000.
De acordo com as informações recebidas, o autor em surto havia feito de refém sua mãe e a vizinha, espalhando álcool pela residência e abrindo o botijão de gás, criando um ambiente extremamente perigoso para as vítimas. O autor já possuía um histórico de violência e havia sido preso na última quinta-feira (18) por violência doméstica.
A equipe de policiais do 19º Batalhão agiu rapidamente, confirmando a veracidade dos fatos e iniciando um processo de intervenção, com isolamento a área e inicio das negociações. Polícia Civil, Guarda Municipal, SAMU e Corpo de Bombeiros também estiveram no local.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Curitiba foi acionado e deslocou-se para o município de Toledo, onde, juntamente com as equipes policiais do 19º Batalhão, RPA e ROTAM, conseguiram convencer o homem a libertar as vítimas.
No momento em que libertou as vítimas, o autor retornou para a casa armado com uma faca, sendo prontamente detido pelos militares com a utilização de equipamento de menor potencial ofensivo. As vítimas e o autor foram encaminhados para receber atendimento médico.
O indivíduo será submetido aos procedimentos legais cabíveis e permanecerá à disposição da justiça. O motivo do sequestro foi um desentendimento familiar, segundo a PM.
Durante o processo, as casas próximas ao local foram desocupadas e áreas atrás da residência foram isoladas e cercadas pelos militares. Cerca de 50 policiais participaram dessa situação.