O vereador rondonense Cláudio Kohler (Claudinho) é autor de projeto de lei 32/2021, que denomina como Centro Integrado de Saúde Dr. César de Souza Faro o prédio da antiga Unidade de Saúde 24 Horas, localizado na Rua Sete de Setembro, na região central da cidade de Marechal Cândido Rondon.
“Com a aprovação deste projeto, com certeza o Município estará prestando uma justa homenagem ao amigo, médico e político que tanto trabalhou pela saúde e bem-estar de milhares de rondonenses”, afirma Claudinho.
Após uma longa batalha contra o câncer, César de Souza Faro faleceu em 16 de dezembro de 2006, aos 48 anos.
Natural de Belém (PA), o médico nasceu em 18 de janeiro de 1958, filho do advogado Simplício Ferreira Faro e de Ilka de Souza Faro. Formou-se em Medicina na Universidade do Rio de Janeiro em 1981, e tinha especialização em pneumologia.
Ele chegou ao então distrito rondonense de Mercedes em 1982, para prestar serviços ao hospital da localidade e também como médico contratado na cidade de Guaíra, onde também exerceu a função de secretário de Saúde.
Além de trabalhar como médico autônomo entre 1982 e 2005 em Mercedes e Marechal Cândido Rondon, foi membro do corpo clínico do Hospital Rondon entre 1993 e 2005.
Exerceu cargos na diretoria da Associação Médica de Marechal Cândido Rondon, e foi secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 20ª Regional de Saúde, entre 1993 e 1994.
Já na Unimed Costa Oeste, também exerceu mandatos na diretoria, inclusive o de presidente de 1997 a 1998. Além disso, foi membro do Conselho Diretor da Unicred Pioneira-PR, entre 1999 e 2005.
No campo profissional, recebeu vários prêmios de melhor médico de Marechal Cândido Rondon, entre 1997 e 2006.
César de Souza Faro era maçom, alcançando em 2000 o cargo de Venerável Mestre da Loja Maçônica Quintino Bocaiúva, de Marechal Cândido Rondon.
No campo político, foi vereador rondonense na Legislatura de 1989 a 1992.
Após participar ativamente do processo de emancipação de Mercedes, foi eleito o primeiro vice-prefeito para a gestão de 1993 a 1996, período em que exerceu também o cargo de secretário de Saúde e Bem-Estar Social. Ainda foi diretor do Departamento de Saúde, este por um curto período no mandato subsequente.
Pela sua atuação profissional, política e envolvimento na defesa dos interesses daquela comunidade, recebeu o título de Cidadão Honorário de Mercedes em 2005.
O projeto de lei com a homenagem a César de Souza Faro foi lido na sessão de segunda-feira (04) do Poder Legislativo, e baixado para análise e parecer da Comissão de Justiça e Redação.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.