Na manhã desta segunda-feira (07), após a realização dos últimos ajustes, a Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta passa a enviar água para a rede do SAAE em Marechal Cândido Rondon. A unidade já está funcionando desde o final de fevereiro, porém, foram necessários testes para que tudo estivesse dentro dos parâmetros.
Trata-se de uma nova fase no fornecimento de água, já que a sede, que sempre foi abastecida com água de poços profundos e de minas superficiais, agora também recebe água proveniente de rio.
O investimento foi de mais de R$ 3 milhões, através do SAAE. A unidade foi instalada às margens do rio Arroio Fundo, na Linha Guarani.
Com capacidade de tratar 30 litros de água por segundo, a estação amplia a capacidade de produção atual em mais de 2,5 milhões de litros de água por dia para o sistema de abastecimento. A água é retirada do rio e passa por algumas etapas como a eliminação de resíduos, floculação, adensamento, filtragem e, ao final, a aplicação de cloro. Após o processo de tratamento a água passa por análise, que é feita a cada duas horas, assegurando uma água 100% potável e então é enviada para a rede, onde, nos reservatórios, se junta à água dos poços e minas.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.