A Escola Municipal Tiradentes completou ontem, 1º de agosto, 70 anos de funcionamento em Mercedes. Atualmente a escola atende mais de 300 alunos.
Para comemorar a importante data, um evento foi realizado na Casa da Cultura, em dois períodos (matutino e vespertino), o qual contou com a presença de várias autoridades como o prefeito Laerton Weber, vice-prefeito Alexandre Graunke, secretária de Educação, professora Juciane Brum, equipe da Secretaria de Educação, pastora Estefania e alguns dos ex diretores da Escola.
O evento teve como principal objetivo resgatar a história da Escola, contada de forma simples para os alunos, em solenidade na Casa da Cultura, onde também foram realizadas homenagens para os ex diretores, professores e funcionários que trabalham atualmente na escola e fazem a Educação acontecer. Veja mais sobre a história da escola abaixo.
Após a cerimônia na Casa da Cultura, todos os alunos, funcionários e convidados foram recebidos no ginásio da Escola, onde foi comemorado o “aniversário” com uma festa.
“Foi um evento pensado para a comunidade escolar, a história foi contada de forma simples para o entendimento das crianças, e a comemoração entre alunos, professores e funcionários aconteceu em seguida na Escola. O momento foi possível graças ao apoio das famílias que sempre contribuem com a APMF, que patrocinou todos os custos do evento. As crianças gostaram muito e é isso que nos motiva a trabalhar cada vez mais por eles!”, contou a Diretora Keli.
HISTÓRIA DA ESCOLA
A Escola Tiradentes iniciou as atividades no ano de 1954 e passou por vários prédios e avanços. E também dificuldades, incluindo um incêndio.
Na fase inicial da colonização de Mercedes, a educação esteve sob a responsabilidade da colonizadora Maripá. Esta doava os terrenos e a madeira, a construção das escolas era feita pela comunidade.
Surge à primeira escola, a educação era restrita ao Ensino Primário e a organização das salas era multisseriada, iniciando suas atividades em 1º de Agosto de 1954, com aproximadamente 10 alunos, em uma sala de madeira cedida pela comunidade local, sendo regente de classe na época, a Professora Leonilda Papen.
Mais tarde, este primeiro prédio escolar foi destruído pelo fogo. A escola então foi reconstruída em outro no local, onde hoje é o Banco do Brasil e propriedade da Família Loffi.
Dois anos após, o espaço físico já não comportava a demanda escolar, quando foi edificado um novo prédio dotado de duas salas de aula e uma área para abrigo, passando o estabelecimento à denominação de Grupo Escolar Tiradentes, sob a responsabilidade da Professora Nerpe Lando e sua auxiliar, a Professora Laurinda Mohr.
E por não comportar mais a demanda um novo prédio foi levantado no ano de 1968, na Rua Luiz Lorenzoni, onde atualmente funciona o Colégio Estadual Leonilda Papen – Ensino Fundamental e Médio.
A Escola Municipal Tiradentes que no início chamava-se “Grupo Escolar Tiradentes”, recebeu o nome “Tiradentes” hoje denominada “Escola Municipal Tiradentes – Ensino Fundamental”, em homenagem ao grande herói da Pátria, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Em 2002, a Prefeitura do Município de Mercedes construiu um novo prédio onde a Escola Municipal Tiradentes passou a funcionar, Rua Doutor Osvaldo Cruz, 855, onde funciona até hoje. Neste período de 22 anos, o atual prédio já passou por ampliações, ganhou ginásio de esportes e novo bloco.
Com 70 anos de história, a Escola Tiradentes tem função primordial na educação de Mercedes, ajudando no desenvolvimento das pessoas e também do município. Parabéns Escola Municipal Tiradentes!
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.