As movimentações políticas vão ganhando intensidade em Mercedes e nomes de postulantes a cargos políticos começam a ser revelados.
Na última sexta-feira, 05 de julho, o Diário Oficial do município confirmou a exoneração de três servidores municipais e licença remunerada de outros dez servidores públicos para concorrer às eleições municipais de 2024.
O desligamento e a licença são determinados pela lei. Os únicos casos em que não é necessário o desligamento do candidato de seu cargo público são os cargos eletivos, onde os candidatos à reeleição permanecem atuando, como vereadores, vice-prefeito e prefeito. No caso do Vice-prefeito Alex Graunke, que também era Secretário de Industria e Comércio, ele se afastou do cargo de secretário, mantendo-se apenas como vice-prefeito.
Os servidores que solicitaram a licença remunerada são Andrea Hahn, Dionisio Heinzen, Emerson Prochnow, Indiara Feix, James Blausius, Jorge Beumer, Josiane Rahn, Juliana Hickmann, Maica Stacke e Vanessa Bamberg Blatt.
Nos casos de James Blausius e Dionisio Heinzen, eles seguem no cargo eletivo de vereador do município, estando afastados apenas do cargo público na Prefeitura.
Já os servidores exonerados são Alex Limberger, Osmar Antunes e Jurandir Kunkel. Além deles, em janeiro, o ex-secretário de Agricultura Jairo Mohr também se desligou do cargo para cumprir compromissos pessoais e lançar-se na corrida eleitoral deste ano.
O Diário Oficial também confirmou o nome de outra pessoa que irá disputar as eleições municipais: Darlete Endler, conselheira tutelar do município, a qual se licenciou por 90 dias.
Os cargos pelos quais os servidores municipais irão pleitear ainda não foram divulgados.
Conforme apurado pelo Ponto da Notícia nos bastidores, as eleições em Mercedes contarão com candidatos de pelo menos cinco partidos. PSD, PL e PP integrarão a base situacionista, enquanto que a oposição é formada por MDB e União Brasil.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.