Foi divulgado pela família da bebê de apenas um mês, que tragicamente faleceu na noite da segunda-feira (21), a causa morte da pequena. Ela foi vítima de tromboembolismo pulmonar agudo, conforme consta na certidão de óbito.
O tromboembolismo pulmonar (TEP) agudo é uma condição grave e potencialmente fatal que ocorre quando um coágulo de sangue (trombos) que se formou em alguma veia, geralmente nas pernas, se desloca para as artérias pulmonares e causa obstrução. Essa obstrução impede o fluxo sanguíneo para os pulmões, causando falta de ar, dor no peito e outros sintomas que podem levar à morte se não forem diagnosticados e tratados rapidamente.
O que é:
O TEP agudo é a obstrução súbita de uma ou mais artérias pulmonares, geralmente causada por um trombo que se desloca de outro local do corpo, mais comumente das pernas.
Causas:
Os trombos que causam o TEP geralmente se formam devido à trombose venosa profunda (TVP), que ocorre quando o sangue coagula em veias profundas. Fatores de risco para TVP incluem imobilidade prolongada, cirurgias, obesidade, gravidez, uso de anticoncepcionais e histórico familiar de TEP.
Sintomas:
Os sintomas do TEP agudo podem variar dependendo do tamanho e localização do trombo, mas geralmente incluem falta de ar, dor no peito (especialmente ao respirar), tosse, tonturas, desmaios e, em casos graves, perda de consciência e parada cardíaca.
O corrido:
O Corpo de Bombeiros foi acionado pela mãe e rapidamente a equipe compareceu na residência para prestar atendimento. Após atendida no local, a criança foi encaminhada para Upa Marechal onde todos os procedimentos de reanimação foram realizados, porém o óbito infelizmente foi confirmado.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.