Agricultores, estudantes, engenheiros agrônomos e representantes de empresas agrícolas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a agricultura regenerativa, no primeiro Dia da Campo da BioRás.
Realizado nesta terça-feira (17), no Sítio Loffy em Mercedes, os participantes conheceram as vantagens da Agricultura Regenerativa e seus benefícios, tanto para o solo quando para a produção agrícola.
Entre os temas do Dia de Campo da BioRás, destacaram-se os insumos naturais e inteligentes, que promovem a fertilidade, economia a sustentabilidade, os quais foram apresentados aos participantes pela engenheira de produção agroindustrial e doutoranda em agronomia, Janete Chaves Dellabeta.
O doutor em fitotecnia Ronaldo Hissayuki Hojo desenvolveu o tema Plantas de Cobertura, apresentando as plantas que favorecem a vida no solo, além de assuntos como o controle de plantas daninhas, umidade do solo, microbiota, entre outros.
Já o Biólogo e Doutor em Agronomia Lindomar Assi trouxe aos participantes conhecimentos sobre microrganismos e sua atividade biológica e interação com o solo e plantas.
O Dia de Campo da BioRás também contou com o tema de sistemas radiculares e compactação do solo. Aparecido da Silva Cruz, doutor em agronomia, apresentou os impactos do aumento da densidade do solo e diminuição da sua porosidade.
Conforme Sergio Paulino Groff, fundador da BioRás, o evento foi um sucesso e contribuiu para a aproximação, de agricultores de vários municípios do Oeste do Paraná e de profissionais da área, a Agricultura Regenerativa, que busca manter a vida no solo e aumentar a produtividade.