A Delegacia Fluvial de Guaíra comemorou nesta terça-feira (01/07) o aniversário de 93 anos de atualização.
Uma cerimônia alusiva a data contou com a presença de autoridades locais, que representaram as instituições públicas federais, estaduais e municipais da Região, estiveram presentes também representantes da Somar 7 Quedas, que vêm atuando em parceria com Delegacia no desenvolvimento das suas atividades. O Capitão dos Portos do rio Paraná prestigiou a importante data, somado à tripulação da DelGuaira.
A trajetória de 93 anos da Delegacia Fluvial de Guaíra foi iniciada em 1º de agosto de 1930, data de criação da Agência da Capitania Fluvial do Rio Paraná. Foi elevada à categoria de Delegacia
de 2ª classe em 16 de abril de 1993. Passou a ostentar o nome atual em 19 de setembro de 1997,
sendo subordinada ao Comando do 5º Distrito Naval, e passando, em 2016, à Jurisdição do Comando do 8º Distrito Naval.
Atualmente subordinada à Capitania Fluvial do Rio Paraná e ao Comando do 8º Distrito Naval, a área de atuação da DelGuaira abrange relevante porção de malha hídrica, sendo composta pelos rios Paraná, Paranapanema, Tibagi, Ivaí e Piquiri, bem como os Lagos Igapó e Itaipu, compreendendo 166 municípios do estado do Paraná.
Como Agente da Autoridade Marítima, possui suas atividades ligadas ao Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, sendo responsável por contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à segurança da navegação, à defesa nacional, à salvaguarda da vida humana, bem como à prevenção da poluição hídrica.
A Delegacia Fluvial de Guaíra conta com mais de 45 mil embarcações inscritas, 61.700 Amadores habilitados ativos e 6.161 profissionais Aquaviários.
A DelGuaira vem superando diariamente os desafios, crescendo em importância e excelência, e esforçando-se a fim de manter o elevado patamar dos serviços prestados à comunidade náutica de sua jurisdição.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.