Em visita à 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (15ª Cia Inf Mtz), em Guaíra, o Comandante Militar do Sul, General Stumpf prestou homenagens e esteve acompanhando o trabalho dos militares do Exército Brasileiro na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Durante a visita, General Stumpf realizou a entrega das medalhas "Sangue do Brasil” à família do Soldado rondonense Daniel Trarbach, falecido no mês de maio de 2020, em missão de patrulhamento no Rio Paraná, e da "Pacificador com Palmas", ao 3º Sgt Douglas Ripp.
Na ocasião do ocorrido, em 10 de maio de 2020, Sd Trarbach e o 3º Sgt Douglas Ripp, juntos um outro militar, estavam em uma embarcação policial em patrulhamento pelo Rio Paraná, quando foram atingidos por uma embarcação carregada com entorpecentes. Trarbach infelizmente não resistiu, enquanto que os demais conseguiram ser salvos.
Conforme o Exército Brasileiro, a medalha “Sangue do Brasil” é concedida aos militares feridos ou falecidos, por ação direta do inimigo em operações de Garantia da Lei e da Ordem ou de manutenção da paz, que, por seus feitos, tornaram-se credores de homenagem especial pelos relevantes serviços prestados à Pátria.
Já a “Medalha do Pacificador com Palma” é concedida aos militares e civis brasileiros que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, se distinguiram por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida.
Ainda durante a visita à Guaíra, o Comandante conheceu também uma base flutuante Caronte onde as polícias e os militares da Operação Hórus e da Operação Ágata atuam no Rio Paraná resguardando como fronteiras do Brasil e protegendo a população.
Ele também conheceu o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal, onde agentes de Segurança Pública federais e estaduais, com o apoio do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, atuam de forma integrada no combate a crimes transfronteirços.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.