A 15ª Companhia de Infantaria Motorizada, sediada em Guaíra, participa, desde o dia 24 de março, da Operação Ágata – Fronteira Sul, intensificando suas ações de patrulhamento e controle de rodovias e rios na faixa de fronteira oeste do Paraná.
As ações dos militares do exército da 15ª Cia Inf Mtz concentra-se particularmente nos municípios de Guaíra, Terra Roxa, Altônia e Mercedes, com a finalidade de coibir ilícitos transfronteiriços como o descaminho, contrabando, tráfico e crimes ambientais.
Para essas ações, a 15ª Companhia de Infantaria Motorizada recebeu reforço de tropas oriundas do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Apucarana/PR), do 62º Batalhão de Infantaria (Joinville/SC), do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada (Francisco Beltrão/PR) e da 5ª Companhia de Polícia do Exército (Curitiba/PR), empregando cerca de 190 militares e 3 cães de guerra na sua área de responsabilidade.
Sob coordenação da 5ª Divisão de Exército (Curitiba/PR) e subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel/PR), as ações conduzidas pela 15ª Companhia de Infantaria Motorizada são em coordenação e cooperação com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil do Estado do Paraná e outros órgãos de fiscalização Federal, Estadual e Municipal, em ambiente interagências, visando uma sinergia cada vez maior no combate ao crime na região da fronteira.
Conforme o Exército, já nos primeiros dias de Operação, apreensões de contrabando foram realizadas. Os resultados da operação serão divulgados ao fim da Operação Ágata – Fronteira Sul.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.