Foi lançado na manhã de quinta-feira (09), no Lago Municipal de Guaíra, a Operação COSUD que tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os estados do Sul do Brasil na segurança pública.
A ideia é promover a integração e a colaboração entre a diferentes forças e autoridades da região juntamente com estado do Mato Grosso do Sul e o vizinho país Paraguai no combate aos crimes de qualquer natureza com foco principal aos crimes fronteiriços.
Além de PR e MS, a operação também conta com medidas operacionais nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, por meio de suas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, e visa fortalecer a segurança em diversas regiões.
O Paraná, em especial, é atravessado por importantes vias estaduais e federais que o conectam a estados vizinhos e até mesmo países como Paraguai e Argentina. Neste contexto, a Polícia Militar desempenha um papel fundamental na preservação da ordem pública, atuando de maneira preventiva e repressiva, por meio de ações de polícia ostensiva.
A Operação COSUD concentrará seus esforços no combate ao tráfico de armas e drogas, contrabando e descaminho, roubo e furto de cargas, assaltos a estabelecimentos bancários e ações criminosas conhecidas como “novo cangaço”. A atuação será intensificada especialmente em áreas fronteiriças e divisas com os estados do Sul e Sudeste, bem como com o Mato Grosso do Sul.
A solenidade foi presidida pelo Coronel Renato Marcheti, chefe do Estado Maior do 5ºCRPM, e contou com participação BPRv, Batalhão de Fronteira, Batalhão de Polícia Ambiental, Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Guardas Municipais de Guaíra e Toledo, Polícia Civil, representantes da Polícia Paraguaia e demais autoridades.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.