Um grupo de sete pessoas viveu momentos de pânico após o naufrágio de uma embarcação no lago de Itaipu, entre o Ipiranga e Itaipulândia, na tarde dessa terça (26). Segundo o soldado Frey, do Corpo de Bombeiros, as vítimas permaneceram cerca de uma hora e meia à deriva, até serem socorridas por populares.
“Essa ocorrência envolveu uma situação de naufrágio de uma embarcação, onde haviam sete pessoas e essas pessoas então foram resgatados por populares. Sendo que duas pessoas acabaram engolindo muita água, elas foram até o ambulatório do atendimento junto à prainha e o guarda-vida estando de plantão fez os primeiros atendimentos. Uma delas inclusive, recebeu o oxigênio, porque se tratava de afogamento do grau dois e três”, afirmou.
As duas vítimas que apresentavam sinais de afogamento foram removidas pela viatura dos bombeiros para o Pronto Atendimento do Município de São Miguel do Iguaçu, por volta do meio-dia. O estado de saúde delas não foi divulgado.
O soldado Frey alertou para os cuidados que devem ser tomados por quem utiliza embarcações no lago de Itaipu, especialmente no período de fim de ano. Ele afirmou que as pessoas que naufragaram não estavam usando colete salva-vidas e que a embarcação não tinha boias, como é previsto pela legislação.
“A recomendação como sempre já foi dito várias vezes, é que observem a legislação, observem os protocolos de segurança na embarcação. Você precisa estar usando o colete salva-vidas. Quanto aos banhistas junto aos balneários, respeitem as placas de sinalização, respeitem o guarda-vida. Muitas vezes é preciso apitar, é o método que o guarda-vida faz para chamar atenção ou uma advertência verbal, às vezes se faz necessário. As orientações são: cuidado, não extrapole os limites, não faça ingestão de bebida e se atreva a nadar, não se aventure, não faça do fim de ano, um cenário de tragédia”, concluiu.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.