Em 15 de abril de 2019, o Programa V.I.G.I.A. do Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciava, por meio de seu projeto piloto, a Operação HÓRUS, na cidade de Guaíra, por meio de bloqueio aquático e terrestre dos acessos do Rio Paraná naquela região, uma das principais rotas de entrada de produtos ilícitos no país. Iniciada com policiais militares do BPFron e policiais federais do NEPOM da Delegacia da PF de Guaíra, teve sua primeira apreensão no dia 20 de abril, quando desde então segue retirando centenas de armas, de toneladas de drogas e todo o tipo de produtos contrabandeados que associações criminosas tentam infiltrar no país.
Com os excelentes resultados e, consequente expansão do programa, diversas outras instituições integraram a operação, como o Exército Brasileiro e a Polícia Civil, expandindo-a de tal forma e sucesso que fez com que a Operação Hórus fosse replicada em outros estados, atingindo a sua atual conjuntura e importância no cenário nacional da Segurança Pública.
Na sexta-feira, de 29 de abril, foi realizado um almoço comemorativo entre as forças de segurança na Base do Pelotão C.O.B.R.A. do BPFron, em que estiveram presentes o Comandante e militares da 15° Companhia de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, o Delegado Chefe e policiais federais da Delegacia de Polícia Federal de Guaíra e o Comandante e policiais militares do BPFron da PMPR.