Cenas de destruição estão sendo registradas em um incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram animais fugindo do fogo e entrando no Rio Paraná. As chamas tiveram início na última terça-feira (7) e ainda não há o tamanho da área destruída.
Muitos animais estão sendo encontrados queimados e outros foram flagrados correndo do fogo em busca de sobrevivência.
Atualmente 10 brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) estão atuando no controle das chamas. E as condições climáticas têm favorecido para que o fogo se alastre rapidamente. A última atualização aponta que o fogo está subindo em direção a uma área do parque que fica na região de Alto Paraíso.
Um outro incêndio consumiu parte da Ilha Grande há cerca de duas semanas. Além dos danos à flora, animais silvestres morreram queimados ou na caça clandestina, uma vez que, acuados pelo fogo, se tornaram presas fáceis para os caçadores.
O ICMBio enviou uma nota sobre o incêndio. Confira:
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que o incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande começou na noite de terça-feira (7), há cerca de 2,5 km da lagoa de Jatobá e segue acima do Rio Paracaí [São Jorge do Patrocínio]. Dez brigadistas do Instituto estão patrulhando a área para encontrar um trecho mais adequado ao combate direto, devido à força do vento e o avanço das chamas.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.