Ciclista que já pedalou 80 mil quilômetros passa por Cascavel

Catve | 14/04/2018 08:06

A viagem que começou em fevereiro de 2013 está prestes a terminar e o Gilmar não vê a hora de retornar para Ijuí, no Rio Grande do Sul. De lá para cá, foram mais de 80 mil quilômetros percorridos de bicicleta, passando por 23 estados brasileiros e com muita história para contar.

Na sua bicicleta, companheira de viagem, ele carrega tudo que precisa. Desde comida, roupas, até barraca e lembranças que ganhou de pessoas durante o percurso.

Gilmar conta que já tinha o hábito de pedalar, mas apenas dentro de sua cidade. A ideia de uma viagem longa, pelo Brasil inteiro, surgiu após diversos problemas de saúde. Segundo ele, é uma forma de agradecer a Deus pela cura que lhe foi provida.

O viajante afirma que as histórias vividas por ele nestes cinco anos de pedal vão estar em um livro, que deve levar o título "Emendando os dois Rio Grandes", referindo-se ao Rio Grande do Sul e ao Rio Grande do Norte.

Uma das histórias marcantes na viagem de Gilmar aconteceu em Natal, onde ele serviu de exemplo e motivação para mãe e filha.

Gilmar relata que o principal problema enfrentado por ele não tem sido as longas distâncias, nem o cansaço, mas sim o preconceito. Ele ressalta que é ciclista e não um mero andarilho.

Agora, ele deve seguir pelo Sudoeste paranaense, passar por Santa Catarina, até chegar a terras gaúchas. Gilmar afirma que a principal lição tirada da viagem é a determinação e a persistência.

Confira mais imagens

ENQUETE

Como será o desempenho do Brasil na Copa do Mundo?

Desenvolvido por DocStart