Ação recupera nascente no interior de Mercedes

Assessoria | 05/07/2017 17:41

A Prefeitura do município de Mercedes, juntamente com a equipe da Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente e EMATER concluiu recentemente a recuperação de uma nascente na propriedade rural do agricultor Adair Nienkoetter localizada na Linha Sanga Forquilha.

O trabalho contou com a orientação do Técnico Agrícola da Emater Luciano de Souza e teve a participação do Diretor da Secretaria de Agricultura André Backes. A recuperação ocorreu em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a EMATER dando sequência ao convênio do programa de Micro Bacia.

A preservação, que teve como intenção realizar a captação da água para que ela seja utilizada no abastecedouro comunitário, utilizou o método solo-cimento. Foram utilizados materiais de alta durabilidade e resistência, sem agredir o meio ambiente contribuindo com a recuperação da qualidade da água.

A técnica consistiu na aplicação de uma massa, obtida entre a mistura de cimento e barro que cria uma camada protetora isolando a fonte de água. A baixo do solo-cimento um banco de pedras foi colocado para auxiliar na retirada das impurezas com instalação de um cano para captação da água.

O Diretor da Secretaria de Agricultura André Backes considerou o resultado positivo tendo em vista o baixo custo da utilização e durabilidade do solo-cimento e ressaltou que o município conquistará excelentes resultados com esse projeto.

Confira mais imagens

ENQUETE

Aborto em caso de Microcefalia: Você Faria?

Desenvolvido por DocStart